Psiquiatria

Professor Doutor Joaquim Cerejeira
- Licenciatura em Medicina pela FMUC (2002).
- Especialista em Psiquiatria (2010).
- Doutoramento em Medicina pela FMUC (2012) com a Tese “Delirium pós-cirúrgico: estratificação de risco, diagnóstico e prognóstico com biomarcadores”.
- Executive Masters em Gestão de Unidades de Saúde, Católica Porto Business School (2013).
- Atualmente é Assistente Hospitalar em Psiquiatria no CHUC e Assessor da Direção do Internato Médico desse centro hospitalar.
- Professor Auxiliar Convidado de Psiquiatria na FMUC, desde Setembro de 2013 (cadeira de Psiquiatria do 4º ano do Mestrado Integrado em Medicina).
- Autor de 10 artigos científicos em revistas internacionais (como primeiro ou último autor) e Co-coordenador dos Livros “Psiquiatria Fundamental” e “Saúde Mental das Pessoas Mais Velhas”.
- É revisor de artigos em diversas revistas internacionais e Membro do corpo editorial da revista Geriatrics.

Dra. Luísa Lagarto (Psiquiatria)
- Médica Psiquiatra, com habilitações académicas de Mestrado Integrado de Medicina, obtido na Universidade de Medicina de Coimbra em 2009.
- Realizou a especialidade de Psiquiatria no Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra de 2011 a 2015.
- Desde 2016 que exerce funções no Centro Hospitalar entre Douro e Vouga (CHEDV) onde integra a equipa de Gerontopsiquiatria e de Psiquiatria de Ligação.
- Durante o seu percurso formativo dedicou-se à área relacionada com a patologia psiquiátrica no idoso, assimilando experiência clínica em modelos assistenciais de ligação (apoio ao doente idoso com patologia médica/cirúrgica) e comunitários.
- Foi colaboradora na consulta de Perturbações do Neurodesenvolvimento.
- Frequentou cursos de formação internacionais na Área de Geriatria. Autora de trabalhos publicados nas áreas das demências degenerativas e na área da psiquiatria de ligação.
- Colaboradora em trabalhos de investigação clínica na área do Delirium.
- Foi docente da Cadeira de “Psiquiatria e Psicopatologia Curso de pós-graduação e Mestrado de Enfermagem em Saúde Mental na escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
- Frequenta o 3o ano do Curso de Doutoramento em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Dr. Pedro Esteves (Psiquiatria)
- É Especialista em Psiquiatria no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra desde 2018 tendo realizado a sua formação em Psiquiatria nesta instituição.
- Realizou o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (2005-2011) e o Ano Comum do Internato Médico no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (2012).
- Atualmente é Assistente Convidado da Cadeira de Psiquiatria do 4ºano da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Docente da cadeira de Psicopatologia e Psiquiatria do Mestrado de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
- É ainda Secretário da Assembleia Geral da Associação Cérebro&Mente – Associação para o desenvolvimento em investigação em saúde mental.
- As suas principais áreas de interesse são a Psiquiatria Desportiva, Perturbações de Humor, Perturbações de Ansiedade e Gerontopsiquiatria.
- É autor de várias publicações incluindo capítulos de livros e artigos científicos.
- É membro da International Society for Sports Psychiatry e coordenador do Departamento de Psiquiatria Desportiva da UPPC.

Dra. Ana Machado (Psiquiatria)
- Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2012.
- No ano de 2013 realizou a sua formação clínica do Ano Comum do Internato Médico no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
- Em 2014 iniciou o internato de formação específica em Psiquiatria no mesmo centro hospitalar. Desde então tem-se dedicado, para além das áreas gerais da Psiquiatria, à investigação, diagnóstico e tratamento de Perturbações do Neurodesenvolvimento no Adulto, com particular enfoque na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbações do Espectro do Autismo. Nesse âmbito, realizou diversos trabalhos e apresentações, tanto em congressos nacionais como internacionais.
- Em 2016 iniciou a sua actividade docente, como Assistente Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, lecionando a valência de Psiquiatria e Comunicação integrada nas aulas práticas da cadeira de Introdução à Prática Médica.
- Encontra-se em fase de conclusão da sua formação em Directora de Psicodrama, que iniciou em 2014.
- É sócia da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção.

Dra. Elisabete Albuquerque (Psiquiatria)
-
Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2013, e realizou a sua formação clínica de Ano Comum e internato de formação específica em Psiquiatria, entre 2014 e 2019, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
É autora de várias publicações científicas na área das neurociências e saúde mental, tendo especial interesse nas seguintes áreas de intervenção:
– Stress, ansiedade e depressão
– Patologia psiquiátrica no jovem adulto
– Patologia psiquiátrica do Idoso
– Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção do Adulto
– Perturbações do Comportamento Alimentar

Dra. Diana Rafaela (Psiquiatria)
- Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2011, com uma tese sobre Perturbações do Espectro do Autismo no adulto.
- Em 2013 iniciou o internato de formação específica em Psiquiatria no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
- Além da actividade clínica em psiquiatria geral, tem-se dedicado em especial às Perturbações do Neurodesenvolvimento no Adulto e Gerontopsiquiatria, áreas nas quais desenvolve investigação, e ainda à Perturbação Obsessivo-Compulsiva.
- Pós-graduada em investigação clínica pela Harvard Medical School em 2014, curso que leccionou no ano seguinte.
- Assistente Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra desde 2017, lecionando a cadeira de Psiquiatria.
- Formação em Ego de Psicodrama.

Dra. Tânia Silva (Psiquiatria)
- Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).
- Mestrado Integrado em Farmacologia com a tese “The Potential Role of CRF (Corticotropin-Releasing Factor) in the Treatment for Cocaine Addiction.”
- Atualmente é Médica Interna de Psiquiatria no CHUC, assistente convidada da cadeira de Psiquiatria do 4º ano do curso de Medicina da FMUC, integra a equipa de investigação do IBILI na área das Neurociências. Autora de várias publicações científicas na área das neurociências e saúde mental.
- Colaboradora da Unidade de Patologia Dual, exercendo intervenção em Adições e Cessação Tabágica. Formação em Terapia Familiar e Sistémica, realizando intervenção em Casal e Famílias.
- É ainda secretaria da Associação Portuguesa de Patologia Dual e sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Sistémica.
Pedopsiquiatria

Dra. Daniela Cardoso (Pedopsiquiatria)
- Mestrado integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012). Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (2020). Formação pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental para Crianças e Adolescentes pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (2018). As suas principais áreas de interesse e intervenção são as Perturbações de Ansiedade, a Perturbação Obsessivo-Compulsiva, as Perturbações do Humor e as Perturbações do Sono.
É autora de várias apresentações em reuniões formativas e científicas e de artigos publicados da especialidade. Participou na tradução de capítulos para língua portuguesa do Manual de Classificação Diagnóstica das Perturbações de Saúde Mental e do Desenvolvimento da Infância (DC: 0–5 ™).
Tem frequentado diversos cursos de formação específica e estágios no estrangeiro, dos quais se salientam as formações ministradas pelo ESCAP (European Society for Child and Adolescent Psychiatry) – 1st Residential Course (2019); ECNP School of Child and Adolescent Neuropsychopharmacology (2021) e os estágios dedicados à pedopsiquiatria de ligação e comunitária nos serviços CAMHS (Child and Adolescent Mental Health Services) na Irlanda (2016) e Reino Unido (2018).
Acreditada nos instrumentos diagnósticos ADOS-2 – Autism Diagnostic Observation Schedule e ADI-R – Autism diagnostic interview – revised (2021).
É membro da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA).

Dra. Sara Pedroso (Pedopsiquiatria)
- Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2005).
- Assistente Hospitalar de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (Pedopsiquiatria) no Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
- Membro da Unidade de Pedopsiquiatria de Ligação do Hospital Pediátrico de Coimbra.
- Autora de artigos científicos em revistas da especialidade e autora de capítulos de livros, nomeadamente “Perturbações Disruptivas do Comportamento” no Manual de psiquiatria da infância e adolescência, 1ª ed. (2015). “ Consumo de substâncias em crianças e adolescentes com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)” no livro Doença Psiquiátrica e Adição: duas faces da mesma moeda (2015) e “Psiquiatria da infância e adolescência” no livro Psiquiatria Fundamental (2014).
- Revisora externa da revista Acta Pediátrica Portuguesa.
- Formação em Terapia Sistémica e Familiar.
- Pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.
- Colaboração como docente na cadeira de Psiquiatria da Licenciatura em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
- No triénio 2009/2011 foi representante do Conselho Nacional do Médico Interno na Comissão de Verificação de Idoneidade dos Serviços de Psiquiatria da Infância e da Adolescência.
- Colaboração, como revisora externa, na revista Acta Pediátrica Portuguesa.
- Orientação e co-orientação de teses, no âmbito do Mestrado Integrado do 6º ano de Medicina.
- Sócia Aderente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA).
- Membro Associado da Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (ANIPIA), tendo o ocupando o cargo de Vice-Presidente da mesma.
- Membro da Comissão Redatorial da Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria.
- Membro Associado da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Dra. Maria Laureano (Pedopsiquiatria)
- Licenciatura com Mestrado Integrado em Medicina pela FMUC (2009).
- Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2016).
- Pós-Graduação em Intervenção Cognitivo-Comportamental (2013).
- Formação de Diretor de Psicodrama Moreniano.
- Atualmente é Assistente Hospitalar em Psiquiatria da Infância e da Adolescência no HP -CHUC.
- Autora de artigos científicos em revistas da especialidade e autora do capítulo “Perturbações Disruptivas do Comportamento” no Manual de psiquiatria da infância e adolescência, 1ª ed. (2015).
- Revisora no processo de validação linguística da escala Columbia-Suicide Severity Rating Scale – Children (C-SSRS) para português.
- Exerceu funções na ANIPIA, vogal do Concelho Fiscal entre 2012-2014 e presidente da direção entre 2014-2016.
- Membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência.
- Acreditação clínica nos instrumentos diagnósticos Autism Diagnostic Observation Schedule-Generic – ADOS (2014) e Autism Diagnostic Interview Revised – ADIR (2016).
- Acreditação clínica como líder de Grupos de Pais e Bebés com o Programa Anos Incríveis – Incredible Years® (2015).
Psicologia

Dr. Pedro Batista (Psicologia)
- Psicólogo Clínico. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Coimbra.
- Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
- Investigador, com participação em vários projectos científicos nacionais e internacionais na área das neurociências.
- Autor de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Dra. Maria João Simões (Psicologia)
- Licenciada em Psicologia, especialidade clínica dinâmica em 2001, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
- Mestre em Psicossomática, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa em 2009.
- Pós graduada em Proteção de Menores, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 2012.
- Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com Especialidade em Psicologia Clínica e Saúde e Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária.
- Desde 2001 a 2013 – Formadora de várias disciplinas em Cursos Profissionais e Cursos Educação Formação, com equivalência ao 12º ano e 9º ano, no ITAP, em Coimbra.
- Desde 2001 até ao momento- Formadora noutras entidades. Desde 2003 até ao momento- Psicóloga Clínica em diversas entidades privadas de saúde.
- Desde 2009 até ao momento – Psicóloga e Técnica Gestora de Casos numa Casa de Acolhimento Residencial em Coimbra. Áreas de interesse: promoção da saúde mental (intervenção primária), psicossomática, vinculação, relação pais/filhos, vitimologia, psicologia e justiça. Crianças, adolescentes e jovens adultos.

Dra. Marta Durão (Psicologia)
- Licenciatura em Psicologia Área Clínica pelo Instituto de Psicologia Aplicada em Lisboa (2002).
- Mestrado em Psicologia Clínica (2008) pela Universidade do Minho com a Tese “A Organização da Narrativa em crianças com Distúrbio de Hiperatividade e Défice de Atenção: estudo exploratório sobre o impacto da medicação psico-estimulante na matriz narrativa”.
- Formação pós-graduada em Reabilitação Cognitiva nos principais síndromas neuropsicológicos e Formação específica na primeira infância.
- Desde 2002 é Psicóloga Clínica no Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.
- A sua atividade profissional inclui a realização de avaliações psicológicas a crianças e adolescentes (avaliação cognitiva, emocional, neuropsicológica e de personalidade).
- Tem colaborado em diversos estudos de investigação clínica nomeadamente na área de neurociências cognitivas e como formadora em vários cursos pré e pós-graduados.

Dra. Gisela Gracioso (Psicologia)
- Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Membro Associado da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
- Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde: Consulta de Avaliação Psicológica, Terapia Familiar, Terapia de Casal, Acompanhamento Clínico Individual e Reabilitação Cognitiva, dirigida a crianças, adolescentes e adultos.
- Licenciada em Psicologia, área de Pré-Especialização em Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em 2005.
- Formação Avançada em Intervenção Sistémica e Terapia Familiar; Aconselhamento Parental; Abusos Sexuais; Perturbações do Comportamento e Dificuldades de Aprendizagem.
- Formadora Certificada desde 2014.

Dr. Fernando Edilásio Pocinho (Psicologia)
- Áreas de Diferenciação – Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia Cognitiva e Comportamental, Psicoterapia Construtivista.
- Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, área clínica cognitivo-comportamental (1984).
- Pós-Graduação em Neurociências pelo Departamento de Anatomia Humana da Universidade de Oxford, Reino Unido (1984).
- Certificação como Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e Supervisor pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC).
- Psicoterapeuta Certificado pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas (SPPC).
- Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
- As suas áreas clínicas preferenciais são as perturbações de ansiedade (fobia, ataque de pânico, stress), perturbação depressiva major, perturbação obsessivo-compulsiva e perturbações psicossomáticas.
- Tem realizado trabalhos sobre aspetos relacionados com a teoria e intervenção cognitivo-comportamental, em diferentes disfunções psicológicas e psicopatológicas.
- Tem vários trabalhos científicos publicados, nos domínios da psicoterapia e das neurociências, alguns deles em revistas internacionais indexadas no Science Citation Index.

Dra Marta Neves (Psicologia)
- Licenciatura em Psicologia, especialidade clínica dinâmica, em 2001, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
- Pós-graduação em Proteção de Menores, em 2005, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pós-graduação em Psicopatologia e Psicologia Clínica, em 2007, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
- Formação de Diretor de Psicodrama Moreniano (em supervisão com o Prof. Doutor Teixeira de Sousa) e membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Foi ego auxiliar da Dra Maria José Penzol no grupo de psicodrama de adolescentes da consulta externa de pedopsiquiatria no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Aveiro e é ego auxiliar do Dr. João Redondo nos grupos de psicodrama do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicológico, no Hospital Sobral Cid, Coimbra.
- Formação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica (em supervisão com a Prof. Doutora Joana Sequeira) e membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Formação avançada em Terapia de Casal Focada nas Emoções pelo International Center for Excellence in Emotionally Focused Therapy.
- De 2001 a 2021 exerceu funções como psicóloga clínica em Instituições Particulares de Solidariedade Social. Formadora certificada desde 2002, é formadora na empresa de formação rodoviária Onroad, Coimbra, tendo sido docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu no triénio 2005/08.
- Desde 2001 – Psicóloga Clínica em diversas entidades privadas de saúde: avaliação psicológica e acompanhamento psicológico individual de crianças, adolescentes e adultos (tendo realizado supervisão individual de casos com a Doutora Isabel Keating de 2001 a 2005 e com a Prof. Doutora Fátima Cunha Neves de 2006 a 2010); terapia de casal; terapia familiar; psicodrama.
Pedido de Consulta
Escolha a data de preferência e a especialidade, retornaremos o mais breve possível