A Consulta de Gerontopsiquiatria é dirigida às pessoas mais velhas com sintomas emocionais, comportamentais e/ou cognitivos associados ao envelhecimento. Para cada doente, os cuidados de saúde são coordenados por um Psiquiatra com prática específica em Gerontopsiquiatria e administrados por uma equipa multidisciplinar a partir de um plano individualizado que abrange aspetos emocionais, psicológicos, físicos e sociais.

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. Os sintomas iniciais de demência incluem perda de memória frequente e progressiva; confusão; alterações da personalidade; apatia e isolamento; e perda de capacidade para a execução das tarefas diárias. Com o agravamento da doença verifica-se agitação, comportamento motor aberrante, ansiedade, exaltação, irritabilidade, depressão, delírios, alucinações e alterações do sono ou do apetite.

Embora frequente, a depressão nas pessoas mais velhas é dífícil de reconhecer pois os próprios doentes negam muito frequentemente ter sintomas de depressão (como perda de apetite, falta de interesse, energia e motivação para fazer atividades sociais, ansiedade, sentimento de inutilidade, perturbações frequentes do sono, sintomas de culpa e baixa autoestima). Por outro lado, a semelhança entre os sintomas de depressão com os de demência conduz, muitas vezes, a um diagnóstico tardio.

otavia

Pedido de Consulta

Obrigado, o seu pedido foi enviado. Em breve responderemos ao vosso pedido de consulta.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde. Ou contacte-nos : 239 051 201

Ao enviar o formulário de contacto concordo que meus dados sejam utilizados somente para fins do pedido de consulta, de acordo com a Política de Privacidade

Leave A Comment