A fibromialgia é uma doença crónica que se caracteriza por dor músculo-esquelética generalizada, afectando entre 4-8% da população geral, sendo mais frequente em mulheres. Além dos sintomas dolorosos são frequentes as queixas de formigueiros, sensação de adormecimento, tremor e sensação de rigidez de articulações e músculos.

Os sintomas músculo-esqueléticos são muitas vezes migratórios (saltam de uma área corporal para outra) e flutuantes no seu curso, sendo que estudos recentes apontam para o papel de períodos de maior stress e angústia como factores precipitantes dos sintomas.

São também frequentes alterações do padrão do sono, com dificuldade em adormecer e sensação de sono pouco reparador, fadiga e sensação de esgotamento físico e diminuição da capacidade de concentração, que podem ter um impacto marcado no dia-a-dia.

Os sintomas ansiosos e depressivos também têm maior prevalência nos portadores de fibromialgia e devem ser atempadamente tratados, pois podem condicionar agravamento dos restantes sintomas. Apesar de não existir uma cura para a doença, existem vários tratamentos farmacológicos e não farmacológicos que podem atenuar os sintomas de fibromialgia e melhorar o prognóstico a longo prazo, pelo que o reconhecimento atempado e a intervenção precoce se tornam fundamentais.

otavia

Pedido de Consulta

Obrigado, o seu pedido foi enviado. Em breve responderemos ao vosso pedido de consulta.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde. Ou contacte-nos : 239 051 201

Ao enviar o formulário de contacto concordo que meus dados sejam utilizados somente para fins do pedido de consulta, de acordo com a Política de Privacidade

Leave A Comment